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RPA e pequenos e médios negócios: uma parceria de sucesso!

  • harrisonautonomia
  • 21 de dez. de 2021
  • 6 min de leitura


A transformação digital já é realidade em muitos negócios, quando focamos, então, na parte de robotização e Automação Robótica de Processos, percebemos que esse modelo vem crescendo cada vez mais e ganhando espaço no mercado.


No entanto, muitas vezes a impressão que fica é que automatizar tarefas repetitivas é algo voltado apenas para as grande empresas que são capazes de investir milhões em tecnologia e aperfeiçoamento de seus processos. Mas a verdade é que qualquer tipo de negócio pode investir em RPA.


Até mesmo pequenas e médias empresas! Está surpreso? Pois não fique. Iremos abordar essa questão no artigo de hoje, explicando melhor como investir em uma tecnologia de RPA pode impulsionar seu negócio, mesmo ele sendo de pequeno porte.


Por que o RPA pode ajudar qualquer empresa?

O RPA não é uma automação tradicional, como estamos acostumados a encontrar na TI dos negócios. O conjunto de ferramentas têm como objetivo ter uma automação de alto desempenho, através de um baixo custo para a empresa contratante.


Mas como é baixo de custo? Pelo simples fato de o RPA não modifica os códigos dos softwares, ele apenas copia para que os robôs sejam capazes de realizar as tarefas humanas, só que com muito mais rapidez e eficiência.


Por isso que é um modelo ideal para pequenos e médios negócios, já que as empresas podem contratar uma empresa de RPA com pacotes de serviços que se encaixam naquilo que mais precisam.


Com um baixo investimento em uma tecnologia de alto desempenho, você pode direcionar sua equipe para tarefas que serão capazes de melhorar seu negócio, como, por exemplo, novas estratégias de vendas e marketing.


Além disso, com o RPA torna-se muito mais fácil escalonar seu negócio, pois será um baixo investimento, com um alto volume de produção e melhorias na experiência dos consumidores.


Ficou interessado? Leia nosso artigo com “5 dicas de como escalonar seu negócio” e entenda melhor como a tecnologia de RPA pode te ajudar a tornar seu negócio escalável.


Como adotar o RPA em pequenos negócios?

Entenda melhor como o RPA pode ajudar pequenas empresas.

Acho que conseguimos entender o porquê o RPA é importante para qualquer negócio, incluindo pequenos e médios negócios. Por isso, podemos entender melhor como adotar esse tipo de tecnologia de uma forma que não traga tantos problemas para a sua empresa.


Seja racional e delimite prioridades

O primeiro passo para adotar o RPA é ser um pouco mais racional e delimitar o que é prioridade no seu negócio.


Evite procurar por RPA sem saber o que de fato é importante, porque isso pode gerar uma onda de desperdícios de tempo e dinheiro. Selecionar algumas funcionalidades que podem ser automatizadas, tendo em mente os setores que mais precisam desse tipo de implementação.



Por exemplo, um setor que pode ter mais retorno, caso seja automatizado, é o de processamento de vendas, porque todo o processo pode ser feito por um robô de uma forma muito mais rápida e eficaz, sem gerar grandes investimentos.


Compreenda seu negócio

É fato que uma empresa de pequeno porte tem suas limitações, principalmente, no quesito financeiro, por isso, tenha em mente que a adoção do RPA precisa ser feita de uma forma muito mais estratégica do que empresas com orçamentos maiores.


Por isso, é preciso entender a fundo seu negócio, compreendendo suas prioridades, orçamentos disponíveis e o modelo de negócio, dessa forma, é possível usufruir do RPA da melhor forma, sem torná-lo um empecilho para o seu crescimento.


Pense sempre em todos os setores da empresa.

Sempre que falarmos em RPA para pequenas empresas, precisamos ter em foco que, ao inserir essa solução no seu negócio, o impacto será em todos os outros setores da empresa.

Isso porque, dependendo do setor, ele pode afetar diretamente outro e depois outro, formando uma cadeia de causa e consequência que precisa ser compreendida, a fim de evitar maiores problemas no futuro.


Sempre pense que as soluções investidas irão afetar a todos, então, a melhor forma é evitar que isso chegue de uma forma negativa.


Nunca pare no tempo!

Uma das maiores características do RPA é que essa tecnologia está em constante evolução, por isso, é preciso pensar que após alguns meses de uso será preciso fazer uma atualização no sistema, além disso, também serão precisos ajustes futuros, levando em consideração o desempenho da sua empresa pós-uso dessa tecnologia.


Por isso, é importante sempre levar em consideração esses tipos de reparos quando for buscar pelo RPA, afinal, sem eles seu negócio pode ter grandes prejuízos.


7 benefícios do RPA para pequenas e médias empresas

Veja o porquê adotar o RPA no seu negócio

Bom, entendemos como adotar o RPA em pequenas empresas de forma que isso não afete seu negócio de uma maneira negativa.


Vamos, então, falar um pouco sobre quais são os benefícios do RPA para pequenas e médias empresas, já que essa tecnologia pode ser usada em qualquer tipo de negócio, não levando em consideração o tamanho ou segmento.


1. Ser mais estratégico


Quando sua empresa adota o RPA, uma das grandes vantagens é que sua equipe deixa de atuar em tarefas repetitivas e sem ganho estratégico para sua empresa, volta-se exatamente para aquilo que interessa: estratégia.


Com uma força de trabalho voltada para aquilo que é importante, seus colaboradores ficam muito mais motivados no trabalho, com isso, a parte estratégica do seu negócio é desenvolvida com muito mais eficiência e foco.


2. Crescimento exponencial


Se você tem colaboradores focados na estratégia, com certeza, um dos resultados é a expansão do seu negócio, já que as tarefas mais simples e repetitivas ficam a cargo dos robôs.


Para pequenas empresas, investir em tecnologia que auxiliam no crescimento é muito importante, principalmente quando o investimento é pouco e os resultados são grandes. Com o crescimento exponencial e uma tecnologia certeira, as pequenas empresas ganham uma vantagem competitiva frente a outras empresas.


3. Consumidores satisfeitos


Outro ponto positivo do RPA para pequenas empresas é que ao automatizar processos de uma forma inteligente, faz com que toda a parte de atendimento ao cliente fique concentrada nas mãos de humanos, com isso, é possível trabalhar para transformar a experiência do consumidor na melhor possível.


Com uma equipe bem preparada e robôs trabalhando com alta produção, o consumidor tem os produtos e serviços em mãos de forma mais rápida, aumentando sua satisfação e, caso precise de um serviço de atendimento ao cliente, encontrará pessoas altamente preparadas para lidar com quaisquer cenários.


É válido ressaltar que os robôs também poderão gerar relatórios importantes para sua empresa, para compreender melhor quais são as necessidades dos seus clientes, com isso, sua atuação frente aos problemas é muito mais certeira.


4. Colaboradores mais produtivos


Já comentamos em outro artigo que manter seus colaboradores atuando em tarefas repetitivas e pouco estratégicas, afeta diretamente a saúde mental deles, além de gerar uma carga excessiva de trabalho que pode culminar em problemas mais graves, como por exemplo, o burn out.



Ter um cenário como esse não é vantajoso, pois suas equipes não terão vontade alguma de estarem presentes no trabalho, por isso, ao automatizar, elas são realocadas para tarefas muito mais interessantes e que afetam diretamente o crescimento da empresa.


5. Negócio escalável


Produzir mais sem ter um aumento exorbitante? Com o RPA é possível, pois ele permite que empresas de pequeno porte se adaptem de uma forma dinâmica às mudanças que acontecem no mercado, como também se transformar rapidamente, já que não é preciso mudar um equipe toda, mas, apenas as regras que fazem com que os robôs atuem nas atividades.

6.

Economia de dinheiro


Como já comentamos, empresas pequenas têm um certo limite de gastos para que continuem operando, dessa forma, ao adotar o RPA a equipe paga para fazer determinadas tarefas pode ser realocada, dando uma economia de mais de 40%, já que colaboradores ocupados em tarefas manuais gastam quase um quarto da semana de trabalho.


No final, tempo e dinheiro são economizados, sendo estes dois fatores importantes para pequenas empresas.


7. Erros? Não mais!


Conforme, já falamos: para que os robôs possam realizar as tarefas indicadas, é preciso criar uma série de regras, mostrando tudo o que é preciso ser feito. Dessa forma, o risco de erros acontecerem ao longo dos processo é quase nulo, uma vez que a etapa de criação é feita com cuidado.


Além disso, ainda é possível investir em uma tecnologia de RPA que detecte os erros e 1) indique para sua equipe e ela ajusta ou 2) e os próprios robôs realizem os ajustes necessários, de acordo com as regras indicadas.


Numa era de transformação digital, pequenas empresas precisam investir no RPA, porque esta tecnologia é capaz de ajudar no direcionamento correto de esforços e na expansão dos negócios, além de ser um investimento de baixo custo e que traz resultados positivos.

Quer ver na prática como um RPA atua? Então, clique aqui e agende uma demonstração com a nossa equipe.




 
 
 

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