RPA e IA: a dupla perfeita
- harrisonautonomia
- 21 de dez. de 2021
- 6 min de leitura

Nós já estamos falando há um tempo sobre os benefícios do RPA e como ele tem ajudado muitas empresas a evoluir e se tornarem referências no mercado. Como também tem impulsionado as vendas e melhorado a qualidade de trabalho das equipes, já que ficam responsáveis por aquelas tarefas repetitivas e chatas, que nem sempre agregam valor ao produto final.
Bom, sempre que abordamos o RPA é comum aparecer o tema sobre a Inteligência Artificial nas conversas, já que essas duas tecnologias podem andar juntas e, se unidas, em uma empresa, podem revolucionar qualquer setor. Acho que agora a conversa ficou interessante, não?
Foi pensando nisso que decidimos produzir este artigo, para mostrar a dupla perfeita que é o RPA e a IA.
Vamos lá!
Primeiro de tudo, vamos relembrar o conceito de RPA!
O RPA é uma tecnologia que realiza a automação de processos repetitivos, através de um robô que imita as ações de um ser humano. Para isso, ele utiliza a mesma interface que o humano usaria caso estivesse realizando a tarefa.
Vamos a um exemplo para facilitar: suponha que sua equipe precise inserir uma série de informações cadastrais de uma planilha para o banco de dados da sua empresa.
Bom, tudo pode até funcionar muito bem, se você estiver lidando com apenas 15 cadastros, mas e se o seu negócio crescer tanto que agora é preciso lidar com cerca de 115.000 dados?
O cenário é muito mais desafiador e muito mais sobrecarregado para sua equipe, o que pode gerar erros significativos para o seu negócio. E claro que é isso que você deseja para a sua empresa, correto?
É aí que o RPA entra no jogo: automatizando todos os esses processos, ou seja, um robô é programado para fazer a tarefa de coleta dos dados e da inserção deles no banco de dados. Por isso, que muitas vezes, ele é caracterizado como um assistente do ser humano, porque, sua função é executar atividades que exigem esforço repetitivo.
Agora, vamos entender melhor o que é a IA!

Já que relembramos o conceito de RPA, vamos retomar o nosso entendimento sobre o que é uma inteligência artificial ou IA.
A inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que busca simular a inteligência dos humanos em máquinas. O sistema de uma IA é sempre regido por algoritmos, que são gerados através de técnicas de machine learning e deep learning, para que as máquinas tenham esse desempenho inteligente.
Além disso, a IA também é classificada em duas categorias:
IA baseada em funcionalidade e
IA baseada em recursos.
A teoria da mente, por exemplo, é classificada dentro do primeiro grupo, porque não tem memória nem capacidade de aprender ações anteriores. Já a Superinteligência Artificial está na segunda categoria, pois é capaz de realizar tarefas bem melhor do que nós humanos, por causa do seu processamento de dados, memória e por ter um recurso refinado de tomada de decisões.
O que acontece se unir o RPA e a IA?
Entendemos, então o que é o RPA e a IA, agora vamos entender melhor o que pode acontecer de melhor, caso seu negócio opte por unir estas duas tecnologias.
Podemos começar dizendo que o que mais melhora no seu negócio quando se une o RPA e a IA é a automação de tarefas repetitivas. Ela tem melhora muito mais significativa, garantindo que os documentos com dados estruturados sejam processados com muito mais precisão e velocidade.
Além disso, ao combinar essa dupla infalível, é possível tornar os processamentos de negócios mais complexos e com muito mais qualidade, liberando seus colaboradores para tarefas muito mais estratégicas e voltadas para a qualidade do seu negócio. É sempre importante ressaltar que mesmo com essa união perfeita e muito mais refinada no seu negócio, em determinados casos será preciso que um humano entre em ação para resolver algo bem específico.
Como deu para entender, a junção de uma IA com o RPA permite que as automações no seu negócio sejam muito mais refinadas e rápidas, entregando um trabalho com muito mais qualidade.
No entanto, existem muito mais vantagens, então, vamos mostrar cada uma delas.
Automações Inteligentes de Processos

Como deu para entender, a junção de uma IA com o RPA permite que as automações no seu negócio sejam muito mais refinadas e rápidas, entregando um trabalho com muito mais qualidade.
Essa união forma o IPA, conhecido como Intelligent Process Automation, englobando 4 tecnologias principais:
Automação de Processos Robóticos;
Inteligência Artificial (IA);
Machine Learning;
Processamento de Língua Natural (PLN).
Todas essas tecnologias auxiliam na criação do processo de negócios e fluxos de trabalho ainda mais inteligentes que são capazes de aprender e se adaptar sozinhos. O objetivo desse conjunto é realizar melhorias no processo de negócios e ferramentas, removendo tarefas repetitivas, replicáveis e rotineiras, melhorando drasticamente a jornada dos clientes, acelerando processos e simplificando interações.
Quando o seu negócio opta por utilizar o IPA, é possível que ocorra um aumento da eficiência, ganhando novas capacidades nos softwares e aumentando o processo de milhões de documentos, detectando e resolvendo problemas dentro da cadeia de produção.
Além destes pontos, quando o IPA está em operação no seu negócio, ela é capaz de gerar interações exclusivas e personalizadas com seus clientes, criando uma experiência muito mais satisfatórias para eles.
Automação do processo de faturas
Seu negócio trabalha com faturas? Então, o IPA é perfeito para você! Isso porque sabemos que o processamento desses documentos é algo que demanda bastante tempo e uma equipe voltada só para isso, já que algumas ferramentas baseadas em regras que dependem completamente de modelos não adequados para lidar com dados não estruturados.
Por isso que lidar com ferramentas de automação de processo inteligente (IPA) permitem que esse tipo de conteúdo seja trabalhado mais fácil, pois o IPA utiliza o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), o Aprendizado de Máquina (ML) e Processamento de Língua Natural (NLP), sendo possível compreender o contexto de um determinado documento, auxiliando na identificação e na extração de informações mais relevantes para o processo, sem ter a necessidade da criação de um modelo para cada variação.
Automação da caixa de entrada do seu negócio

Para aqueles negócios que utilizam o e-mail para receber reclamações ou até mesmo pedidos, a ferramenta de IPA é perfeita, pois é capaz de processar e-mails recebidos, decifrando os tópicos do conteúdo e os encaminhando para uma equipe especializada.
Caso o e-mail recebido seja algo simples como uma mudança de nome, endereço ou telefone, a ferramenta é capaz de captar as informações para depois inseri-las no sistema apropriado. Ademais, ela ainda é capaz de extrair e automatizar o manuseio de anexos, como PDFs, planilhas ou até mesmo documentos no Word, depois ainda pode inseri-los em um outro sistema, como o CRM para processamento ou armazenamento.
Chatbot
Se você tem um e-commerce, contar um chatbot faz total diferença, porque seus clientes têm necessidades diferentes e ao ter um chatbot no site faz com que a experiência de compra deles seja muito melhor.
Mas você deve estar se perguntando: o que um chatbot tem a ver com o IPA? Basicamente, um alimenta dados para o outro, ou seja, quando se une os dois, o seu chatbot pode dar informações importantes ao IPA, para que ele saiba como realizar algumas tarefas como cancelar um pedido, alterar data ou quantidade de um pedido. Tudo isso impacta diretamente na experiência do cliente e na redução de carga dos seus colaboradores.
Automação das transações das folhas de pagamento

Todo mês, a equipe de RH do seu negócio precisa realizar o processamento das folhas de pagamento, esta é uma tarefa demorada já que é repetitiva e pode levar dias, caso a empresa tenha muitos funcionários. Isso pode acabar gerando diversos erros ou imprecisões e, caso isso aconteça, seus colaboradores podem receber o salário atrasado e não é o ideal.
Com o IPA esse tipo de situação pode ser reduzida com a verificação da consistência dos dados dos funcionários, em diversos sistemas, e validando as folhas de pagamento. Além disso, também é possível: automatizar o processo de formulação dos salários, gerenciar o pagamento de benefício, como também automatizar todo o processo de transação das folhas de pagamentos. Evitando, assim, possíveis erros e atrasos.
Depois desse artigo ficou mais fácil de entender que unir o RPA à IA traz diversos benefícios para o seu negócio, como também para os seus clientes.
Se quiser entender melhor como funciona um RPA na prática, é só clicar aqui e agendar para conhecer a MIA, nosso RPA que está pronto para ajudar o seu negócio a evoluir e se destacar no mercado!
Comments